16 de mai de 2017

Projeto 20 Coisas

|

Olá leitores do blog Mil e Uma Estações, tudo certo com vocês? Eu sou Luísa Eulália, do blog O Mundo de Eulália, moro no interior de Minas Gerais, sou estudante de Direito e apaixonada por blogar, ver séries e escrever. Ainda acredita em um mundo melhor e tenta com seu blog fazer a vida das pessoas um pouco mais leve.




Este post surgiu de um projeto – o 20 Coisas – e minha primeira parceira desse projeto é a linda da Adriana Carvalho, do blog Mil e Uma Estações. No post de hoje eu vou falar sobre 20 coisas que não te contam sobre a faculdade.

Vamos lá então?





1. Você não encontra só pessoas maduras na faculdade. É isso mesmo, a gente vai meio iludido achando que só vai encontrar pessoas mais maduras, mas, muitas vezes, parece uma extensão do Ensino Médio.

2. Os professores são seus melhores amigos. Quando estávamos na escola tínhamos receio dos professores, mas, na faculdade, é diferente. Eles, muitas vezes, te ajudam a dar o seu melhor e acreditam no seu potencial.

3. Os funcionários do xerox também serão seus melhores amigos. Quando você vê por aí as pessoas falando se escolhem tirar o xerox ou comprar coxinha não é brincadeira. Na faculdade, você gasta muito com xerox de apostilas e materiais de estudo.

4. Livros se tornam cada vez mais um luxo. Livros acadêmicos são muito caros. Seja qual for o curso que você escolher, se quiser investir em livros vai ter que desembolsar uma senhora grana para obtê-los.

5. Biblioteca, sua segunda casa! Se os livros acadêmicos são caros, a quem podemos recorrer? Claro que uma das opções é a biblioteca. Mesmo que algumas tenham o limite de empréstimos, já é uma grande ajuda na hora dos estudos. Além de você poder utilizar dos espaços e computadores lá existentes.

6. Dinheiro na mão é vendaval! Além de gastar com livros, mensalidades (em caso de faculdade privada), xerox e materiais, você ainda tem os gastos com lanches, transporte, doações em projetos, ou seja, você gasta muito com a faculdade. Por isso, é bom se planejar antes.

7. Normas da ABNT, sua maior inimiga! Sabe aqueles trabalhos com capas do WordArt da época da escola? Pode esquecer. Todos os trabalhos acadêmicos são feitos nas normas da ABNT e só Deus sabe como é complicado aplicar todas as normas existentes, então, um conselho, aprenda desde já.

8. Os prazos nunca serão suficientes. O professor pode passar um trabalho para entregar daqui 15 dias mas, nunca será o suficiente. Você irá enlouquecer como se tivesse apenas 3 dias para fazê-lo.

9. Horas acadêmicas: a nova meta da vida. Além de cumprir a média de nota para passar o semestre, para formar, você precisa ter determinada quantidade de horas acadêmicas, que são oferecidas por meio de eventos, palestras, viagens e afins. E parece que nunca terão eventos suficientes para obter essas horas, então corra atrás delas como se não houvesse amanhã.

10. Nunca estude um dia antes da prova. Sério gente, na faculdade isso não funciona.

11. Resumos, resumos e mais resumos. Quer tirar nota boas nas provas? Faça resumo de tudo o que o professor falou. É certeza de sucesso.

12. Grupos de estudos muitas vezes não acabam em estudos. Quando você combina com seus amigos de reunir para estudar muitas vezes se perde o foco e tudo acontece, menos estudar.

13. 0,5 ponto faz muita diferença. Na escola a gente não ligava para essas coisas. Mas na faculdade você pode, e muitas vezes será, reprovado por causa de 0,5 ponto.

14. Celulares e Tablets vão de ajudar, e muito. Quem usa o celular e tablets apenas para redes sociais vai descobrir que eles são muito úteis para economizar dinheiro e não precisar comprar livros.

15. Marca textos nunca serão suficientes. Esse com certeza é o objeto que mais utilizo na faculdade. Em dois anos de curso já comprei uns 7 marca textos e utilizo todos. Meu caderno e Vade Mecum é mais colorido que um arco íris.

16. Canetas mágicas, somem e nunca mais aparecem! É impressionante como você perde canetas, lápis e afins na faculdade. Acho que elas enlouquecem e vão embora, só pode.

17. Você irá dar muito valor as suas férias. Vai chegando fim de período e você já estar quase enlouquecendo e então chega as férias. Você curte como se não houvesse amanhã porque sabe que logo elas vão acabar e começar tudo de novo.

18. Você sempre irá brigar com alguém em trabalhos em grupo. Não tem jeito, mesmo se for seu melhor amigo, vocês irão discordar em algo e aí começa as brigas. Mas normalmente, sempre voltam as boas depois.

19. Cuide da sua saúde física e mental pois, você irá precisar dela. Faculdade não é fácil. Você passa por momentos de muito estresse e felicidade também. E isso mexe muito com o ser humano. Por isso você deve ser forte para aguentar todos os momentos extremos.

20. Você irá fazer amigos inimagináveis e apesar dos problemas, vai sentir muita saudade dessa época. Em dois anos de faculdade, eu já fiz amizades com pessoas que no começo odiava e desfiz amizades com pessoas que achei que seriam meus amigos para o resto da vida e conheci meu atual namorado, ou seja, você vai conhecer muita gente. E mesmo a faculdade seja muitas vezes difícil e cansativa, você vai sentir saudades de todas as coisas que conquistou e passou nessa época, por isso, aproveite o momento.


Espero que tenham gostado do post !

Se quiserem conhecer mais sobre mim e meu blog me siga nas redes sociais: 

Instagram: @luiisaeulalia
Facebook: @omundodeeulalia
Twitter: @omundodeeulalia